O Stand Up Paddle (SUP) é um dos esportes que podem ser praticados em São Miguel do Gostoso. Mas você sabe a origem dele, como praticar e onde aproveitá-lo nessa parte do litoral potiguar? Venha descobrir com a gente!

Origem do Stand Up Paddle 

Os registros sobre o esporte, de acordo com a Confederação Brasileira de Stand Up Paddle, surgiram na década de 40, no Havaí, em Wakiki. Professores chamados de Beach Boys remavam em pé sobre pranchas para acompanhar seus alunos.

O termo Stand Up Paddle Boarding em havaiano Hoe He’e nalu, significa Ku (de pé), Hoe (Remar), He’e (surfar), Nalu (onda) e está relacionado ao surf da forma como ele era praticado por antigos povos.

No Brasil, ele começou a aparecer a partir de 2005 em várias partes do nosso litoral. Desde então, várias pessoas começaram a praticá-lo aqui! Os surfistas Jorge Pacelli e Haroldo Ambrósio, por exemplo, trouxeram ainda mais inovação ao esporte em seus acessórios e técnicas. Com o passar do tempo, se tornou bem popular nas praias do Rio de Janeiro e São Paulo, mas faz sucesso em todo o país.

Como praticar? 

O praticante pode realizá-lo tanto no mar, quanto em água doce. Assim, utiliza-se uma prancha para remar em pé. Remos são utilizados para a movimentação dentro da água. A modalidade onde é praticado em pé também é conhecida como Beach Boy Surf.

Dentro do SUP existem as modalidades Race, Wave, Rafting e Freestyle e vamos explicar qual o objetivo de cada uma delas:

  • Race: o objetivo é finalizar o percurso em um curto período de tempo, ultrapassando a linha de chegada antes dos outros competidores. A prancha é maior para dar mais estabilidade e a pá também para dar velocidade;
  • Wave: há uma integração do surf tradicional com a utilização do remo, ao mesmo tempo que surfa ele utiliza o remo como apoio para fazer as manobras. O design da prancha é semelhante a de surf, mas tem um pequena curvatura ao fundo;
  • Freestyle: as manobras são realizadas com o auxílio do corpo e do remo. É uma das modalidade mais praticadas;
  • Rafting: modalidade radical realizada por quem gosta de descer corredeiras de rios e cachoeiras.

Obs.: além dessas modalidades, existem outras variações do SUP.

Em 2019, o SUP pela primeira vez fez parte dos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru). Já em 2020, tornou-se um esporte olímpico. A primeira medalhista brasileira da modalidade Race com medalha de ouro, foi Lena Guimarães (de Arraial do Cabo – RJ), que disputou nos Jogos Pan-Americanos em Lima. Já na modalidade Wave, quem conquistou a medalha de bronze foi Nicole Pacelli. 

Dicas de locais para praticar 

Em São Miguel do Gostoso existem escolas e instrutores especializados na prática de SUP que organizam passeios, ensinam e dão dicas de SUP independente do seu nível no esporte. Se você já pratica SUP ou Surf poderá realizar a locação de equipamentos.

Os dias em que os ventos em Gostoso estão mais fracos ou bem cedo, pela manhã, são os momentos ideais para os iniciantes em Stand Up Paddle. Dentre os locais famosos para a prática do esporte estão a Lagoa do Cardeiro e a praia de Tourinhos.

O que está esperando para praticar SUP e aproveitar São Miguel do Gostoso? Reserve a sua hospedagem agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *