Uma cidade linda do litoral potiguar, simples e ao mesmo tempo encantadora. São Miguel do Gostoso tem um uma linda história contada a partir da versão dos seus habitantes e uma curiosidade que cerca o seu nome. Quer descobrir? Continue a leitura do conteúdo!
História do Gostoso
Em 29 de setembro de 1884, dia de São Miguel Arcanjo, o frei João do Amor Divino fixou um cruzeiro no local conhecido atualmente como Maceió para marcar a data do dia da fundação do povoado. A partir daí, o lugar foi usado de forma provisória para a realização de casamentos, missas, batizados e outras celebrações, e depois, como cemitério.
Origem do nome São Miguel do Gostoso
De acordo com dados do IBGE, a partir da história contada pelos moradores mais antigos Acredita-se que no início da história do vilarejo havia um vendedor ambulante muito simpático. Ele viajava para vários locais e, por isso, trazia notícias e histórias de suas aventuras. Os moradores ficavam ansiosos para a sua chegada. De fato, ele sabia contar uma boa história e depois de cada relato ele costumava soltar uma risada “gostosa” e animada. A partir daí, a fama dele se espalhou pelo local, ganhando até o apelido de Seu Gostoso. Assim surgiu a ideia de colocar o nome do povoado de Gostoso.
Mas e o nome São Miguel? Foi acrescentado por conta do frei João? Essa curiosidade envolve Miguel Félix Martins, um dos primeiros habitantes do povoado. Ele teria construído uma capela para homenagear São Miguel, o santo padroeiro do local, para pagar uma promessa. A capela foi inaugurada em 29 de setembro de 1899. A imagem do santo foi colocada dentro da capela que hoje se tornou a Igreja de São Miguel e está localizada no centro da cidade.
Por conta da devoção ao santo, a população começou a chamar o povoado de São Miguel do Gostoso. Os moradores uniram os dois nomes e passaram a chamar a cidade como conhecemos atualmente.
Gostoso é elevada à categoria de município
Antes de ser elevada à município do Rio Grande do Norte, Gostoso fazia parte do município de Touros (RN). Apenas em 16 de julho de 1993, por meio da Lei Municipal 6452, foi chamada de São Miguel de Touros, de modo a diferenciá-la de São Miguel do Oeste. Em 19 de novembro de 2000, a população decidiu voltar com o nome tradicional São Miguel do Gostoso, que foi oficializado em 2001, pela Lei Estadual 9992, de 05 de maio de 2001.
Gostoso é um paraíso de histórias e inspirou diversos escritores a contarem os fatos interessantes e engraçados que aconteceram. Inclusive, o slogan “Aqui se faz gostoso” gerou muita polêmica entre a população religiosa, mas também atraiu bastante a atenção daqueles que não conhecem essa pitoresca cidade. Ganhou a visita de turistas do Brasil e do mundo que fizeram daqui o seu lar.
Gostoso é assim, uma cidade simples, referência no turismo internacional, com praias maravilhosas e moradores simpáticos, pousadas charmosas, passeios impressionantes e um destino ideal para passar férias perfeitas!
*Crédito Imagem – Creative Commons Attribution