O windsurf é um esporte aquático praticado com uma vela e uma prancha. Quanto mais radical você for, mais radical seu wind será! Aliás, esse é um esporte mais tranquilo se comparado com o kitesurf. Porém, como todo esporte aquático, tem seus desafios. Quer saber mais sobre windsurf. aulas e dicas para praticar num dos melhores lugares para widsurfistas do Nordeste? Continue a leitura e venha velejar com a gente!
Origem do Windsurf
Acredita-se que um dos principais responsáveis pela origem do windsurf são o casal Newman e Naomi Darby, em 1954. Mas foram o surfista Hoyle Schweitzer e o engenheiro Jim Drake que conquistaram o direito de patentear a invenção (o surf adaptado à uma vela), em 1970.
Eles aperfeiçoaram o modelo dos Darby e criaram uma empresa chamada Windsurfing International, além do termo windsurfer. A partir daí, teve início a produção dos primeiros modelos da prancha com a vela, que pesavam aproximadamente 27 kg. Apesar da dificuldade em carregar o equipamento até a água, o wind se tornou muito popular. Anos depois, em 1984, entrou para a lista dos esportes olímpicos.
Aulas e Informações Gerais sobre o esporte!
Praticar um esporte aquático é sempre um desafio, mas a sensação de estar sobre as águas sendo levado pelos ventos é surpreendente! As ondas não são obrigatórias nesse tipo de esporte, até mesmo porque é possível praticá-lo em locais mais calmos, como lagos. Mas o vento precisa ser forte para que a vela seja impulsionada. Uma das dicas é observar a direção dos ventos. Não se deve praticar com ventos off-shore, que são quando eles sopram na direção do mar, podem ser perigosos, pois dificulta o retorno à costa.
Para os iniciantes, é essencial procurar uma escola que ensine as técnicas básicas e também mostre os pontos mais tranquilos para wind. Eles irão te fornecer todos os equipamentos necessários para velejar. Já para os mais avançados, é o momento de praticar e viver altas emoções no mar, mas com segurança!
Algumas recomendações para quem quer começar a praticar windsurf são: aprenda a nadar, pois isso o ajudará a ter mais confiança e a se sentir mais tranquilo no mar; Esteja preparado(a) para cair diversas vezes; Mesmo após tantas quedas, não desista, é isso que te fará avançar ainda mais no windsurf.
Como é praticar windsurf em Gostoso?
Assim como praticar kitesurf, o windsurf em São Miguel do Gostoso é espetacular. Além disso, aqui existem escolas especializadas e instrutores que irão te ajudar nos seus primeiros passos, as condições do vento, posições da vela, manobras do esporte, melhores pontos, etc. Você poderá guardar e alugar os equipamentos, bem como ter a sua disposição um serviço de resgate! A temperatura da água é maravilhosa e a paisagem surpreendente. Os ventos contribuem para a prática de windsurf e é bom levantar cedo, porque a partir das 9h, já poderá aproveitar os melhores ventos.
Para os iniciantes, áreas sem ondas (flat) que é formada entre o recife e a praia, uma espécie de piscina são as ideais. O velejo na maré baixa pode te ajudar a iniciar sua aventura no esporte!